quinta-feira, 29 de abril de 2010

HEBREUS ( Herança cultural monoteísta) E FENÍCIOS (Vocação comercial e marítima).

Migração, perseguição, fuga, lutas, cativeiro, dispersão fazem parte da história do povo hebreu, que conseguiu preservar sua cultura mesmo vivendo espalhado pelo mundo.
Os hebreus não construíram um império, mas transmitiram à humanidade uma importante herança: o monoteísmo.

De um lado, o mar. De outro, as montanhas. Essa era a situação da Fenícia, localizada em região desfavorável ao desenvolvimento agrícola ou pastoril. Sem outra alternativa, os fenícios lançaram-se à navegação marítima e estabeleceram relações comerciais com os povos vizinhos.

Educandos do ensino médio deverão escolher entre dois filmes para assistir e fazer a análise de acordo com os passos já explicados em sala de aula. Os filmes são:

-OS DEZ MANDAMENTOS

-SANSÃO E DALILA

( Ambos dirigidos por Cecil B. De Mille). Peguem a pipoca reunam seus colegas e divirtam-se!!!!!!!

Data limite para entrega: 18/05/2010

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Grandes empresas e influência econômica

São companhias multinacionais os mais importantes atores da economia mundial. Sozinhas ou em conjunto, elas detém um poder econômico significativo.

- As 500 maiores empresas multinacionais respondem por 70% do comércio mundial, e 30% do produto bruto mundial.

- Segundo as Nações Unidas , havia 7.000 empresas multinacionais em 1975, vinte e cinco anos depois, o número aumentou para 60.000 mil empreas.


Garotada das oitavas séries, deverão coletar rótulos de produtos consumidos em seu dia a dia e identificar a origem desses produtos ou dos componentes dos mesmos.

OBS: trazer tudinho segunda feira dia 03-05-2010 para assim elaborarmos um grande mural.

BYEEEEEEEE

terça-feira, 6 de abril de 2010

Filmes e História

Um breve roteiro que pode ser útil na análise dos filmes que assistiremos ao longo do ano:

- Assista ao filme depois de começar o estudo da época em que se desenvolve o enredo
- Elabore uma ficha com os dados básicos: título, diretor,atores,livro em que se baseia a ação, época enfocada.
- Registre, de forma resumida, os elementos históricos que você considerou importantes: forma de vida dos personagens, conflito dos grupos sociais, o vestuário, tecnologia da época, etc...
- Faça uma crítica sobre o filme. Confronte o que você viu com o que você estudou

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Biblioteca , espaço de interação



Ensino Médio fazendo uso de nossa biblioteca


quarta-feira, 31 de março de 2010

Civilização Mesopotâmica ( Ensino Médio)

Olá garotada do ensino médio matutino e vespertino, para próxima quinta feira dia 08/04/2010 vocês deverão contextualizar sobre a Civilização Mesopotâmica:

- Surgimento do Estado
-Povos Mesopotâmicos : Sumérios, Acádios, Assírios, Amorritas e Caldeus
- Sociedade, religião, economia,política, legado, etc....

Ótimo feriado!!!!!

terça-feira, 30 de março de 2010

Origem da água ( parte um)

Conectados com o Mundo









Só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Por ser relativamente nova, a relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa.Da soma entre tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino,mais é preciso avaliar se as oportunidades são significativas.

Nossa sala de informática repleta de educandos felizes por estarem conectados e complementando o conteúdo (Jerusalém e seus conflitos religiosos) para assim enriquecer cada vez mais seu aprendizado.